LINC - Laboratório de Inteligencia Computacional e Pesquisa Operacional

I Conferência de Social CRM @ Belém - Relacionamento com o cliente na era das Mídias Sociais: oportunidades e desafios

A era digital transformou profundamente os hábitos do consumidor, que está cada vez mais utilizando a Internet e em especial as mídias sociais para se relacionar com suas marcas favoritas, se informar sobre determinados produtos e trocar experiências.

Para se manterem competitivas, as empresas precisam se adaptar aos novos tempos. Investir nos canais digitais para cultivar e melhorar o relacionamento com o cliente pode representar significativos ganhos, especialmente nos momentos de crise.

Em parceria com a Universidade de Leipzig (Alemanha), Universidade Federal do Pará e Amazon Startups (Belém), a I Conferência de Social CRM @ Belém traz à capital paraense acadêmicos e especialistas nacionais e internacionais da área de Relacionamento com o Consumidor através das Mídias Sociais (Social CRM).

Voltado para empresas, empreendedores, profissionais, e estudantes, o evento terá enfoque prático, com apresentações sobre como definir uma estratégia de relacionamento nas mídias sociais, marketing digital para pequenas e médias empresas, uso do Facebook como canal de vendas e estudos de caso.

O evento acontecerá no dia 12/12/2015 no Centro de Convenções da Amazônia – Hangar. Vagas limitadas. Mais informações e inscrições, podem ser obtidas no site.

Acesse o Site


Realização:

Parceiros:

Apoio:

Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD)

Nas mídias sociais:


LINC participa do TOM 2015

Realizado pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, durante 07 a 09 de novembro, o TOM São Paulo 2015 esteve inserido no mesmo local em que aconteciam vários encontros, seminários e workshops simultâneos sobre deficiência, com a ótica de temas diversos como: tecnologia, acessibilidade, moda inclusiva, reabilitação e comunicação inclusiva.

A Universidade Federal do Pará (UFPA) através do Laboratório de Inteligência Computacional e Pesquisa Operacional (LINC) participou do TOM 2015 e desenvolveu o ChromoNautics, game que busca auxiliar no diagnóstico de discromatopsia, popularmente chamada de daltonismo, deficiência visual predominante em cerca de 8% da população mundial, que pode ser caracterizada pela confusão para identificar diferentes frequências do espectro de cores. O jogo tem a proposta de aplicar elementos lúdicos empregados em games para tornar o diagnóstico de daltonismo menos dependente dos testes tradicionais.

O LINC foi representado pelos alunos de doutorado Prof. Msc. Antonio Jacob Jr. e Msc. Gilberto Nerino Jr. no TOM São Paulo 2015. O evento reuniu mais de 30 profissionais, estudantes e interessados na temática da deficiência com o objetivo de desenvolver (ou dar aplicabilidade a soluções já existentes) tecnologia para facilitar o dia a dia de pessoas com todos os tipos de deficiência. Após um final de semana intenso de trabalho, na segunda, 9, foram apresentadas as soluções desenvolvidas e funcionando. Foi também possível ter uma estimativa de custos e saber mais sobre como funciona cada inovação.

'


LINC participa do WebMedia 2015

O Laboratório de Inteligência Computacional e Pesquisa Operacional (LINC) participou do “XXI Brazilian Symposium on Multimedia and the Web (WebMedia)”, realizado no período de 27 a 30 de Outubro em Manaus – AM. . O LINC foi representado no WebMedia 2015 pelos alunos de doutorado Prof. Msc. Antonio Jacob Jr., Prof. Msc. Fábio Lobato, Msc. Márcia Fontes e o aluno de mestrado Luiz Cortinhas.

No evento o LINC junto com Social CRM Research Center (SCRC0 )– Universität Leipzig apresentaram resultados de suas pesquisas, palestras e painel sobre Social CRM no Brasil e na Alemanha para docentes, discentes, empresas brasileiras e comunidade. Durante o WebMedia 2015 os pesquisadores do projeto tiveram a oportunidade de saber mais sobre a utilização de Social CRM no Brasil e tiveram a oportunidade de expandir sua rede de parceiros.

As atividades no WebMedia 2015 são parte do projeto de cooperação “German-Brazilian-Partnerships for Social CRM” coordenado pela Universidade de Leipzig e a Universidade Federal do Pará por meio do financiamento do programa “Praxispartnerschaften” do DAAD. A cooperação nasceu por meio de trabalhos de pesquisa já existentes entre o LINC e o Instituto de Sistemas de Informação em Leipzig e o SCRC na área de big data para SCRM.


LINC participa de Workshop sobre Gestão de Relacionamento em Redes Sociais na Alemanha

O Laboratório de Inteligência Computacional e Pesquisa Operacional (LINC) participou do “I Workshop German-Brazilian-Partnerships for Social Customer Relationship Management (SCRM)”, realizado no período de 10 a 23 de Outubro em Leipzig, na Alemanha.

O evento foi promovido pelo Social CRM Research Center (SCRC) através do projeto de cooperação “German-Brazilian-Partnerships for Social CRM” coordenado pela Universidade de Leipzig e a Universidade Federal do Pará por meio do financiamento do programa “Praxispartnerschaften” do DAAD. O Workshop contou com a presença dos especialistas nas áreas de Computação e Marketing e teve como intuito desenvolver técnicas no campo de relacionamento pelas Redes Sociais (Social CRM) com o público alvo das Universidades, docentes, discentes e comunidade e ainda preparar as próximas atividades do projeto com universidades e empresas brasileiras.

O LINC foi representado pelo seu coordenador Prof. Dr. Ádamo Santana, os alunos de doutorado Prof. Msc. Fábio Lobato e Msc. Márcia Fontes e o aluno de mestrado Eng. Luiz Cortinhas. Os integrantes do LINC ministraram seminários e participaram das discussões do evento. O LINC atua em parceria com o Instituto de Sistemas de Informação em Leipzig e o SCRC na área de big data para SCRM.


Universidade de Leipzig e UFPA: nova parceria na área de SCRM

São Paulo. Em 04 de junho a Universidade de Leipzig visitou o DWIH - SP (Centro Alemão de Ciência e Inovação – São Paulo) para apresentar o projeto de cooperação “German-Brazilian Partnerships for Social CRM” e conhecer o centro. Participaram da conversa Olaf Reinhold e Harry Cruz (ambos da Universidade de Leipzig), Marcio Weichert (DWIH-SP) e Anna Barkhausen (DAAD São Paulo).

O projeto é financiado através do programa “Praxispartnerschaften” do DAAD por um período de quatro anos, entre 2015 e 2018, e é coordenado pela Universidade de Leipzig e a Universidade Federal do Pará (UFPA). O consórcio do projeto é formado pelas referidas universidades e por parceiros da indústria no Brasil e Alemanha. A cooperação nasceu por meio de trabalhos de pesquisa já existentes entre o Insituto de Sistemas de Informação em Leipzig e o Social CRM Research Center (SCRC) em parceria com o Laboratório de Inteligência Computacional e Pesquisa Operacional da UFPA na área de análise de big data para Social Customer Relationship Management (CRM). Social Customer Relationship Management (SCRM) é um conceito emergente, que envolve estrátegias, processos e tecnologias para integrar mídias sociais à gestão de relacionamento com o cliente em empresas.

Acesse o Site


Lançamento do novo site do Mobile Qualis

Com o objetivo de permitir uma maior abrangência de acesso e flexibilidade às informação disponíveis no Qualis CAPES e o acesso mais rápido às informações, sem a necessidade de conexão com Internet, além de maior agilidade na realização de pesquisas e o o compartilhamento de resultados de buscas diretamente da aplicação.

O plicativo para dispositivos móveis que permite acesso ao conteúdo do Qualis CAPES, difundindo maior acesso ao conteúdo e estendendo as funcionalidades já dispostas no Sistema WebQualis

Desenvolvida por membros do Laboratório de Inteligência Computacional e Pesquisa Operacional(LINC) da UFPA, junto com o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE/UFPA).

Acesse o Site


Apresentação do projeto de extensão intitulado Fábrica de Games

No dia 25 de março foi realizado a apresentação do projeto de extensão intitulado Fábrica de Games. As palestras foram apresentadas no auditório do prédio de elétrica na UFPA.

O objetivo desse projeto é capacitar os alunos de Engenharia da Computação, Ciência da Computação e Sistemas de Informação em ferramentas de desenvolvimento de jogos gerando produtos de interesse ao público.

Cerca de 20 alunos entre calouros e veteranos tiraram duvidas sobre o projeto e as ferramentas que serão utilizadas.

Os alunos formarão grupos de capacitação em modelagem 3D e programação de jogos em conjunto com as ferramentas Blender e Unity3D.


Fábrica de Games: capacitação e criação de jogos sérios de interesse público

O desenvolvimento de jogos digitais possui alguns objetivos que vão além do entretenimento. A criação de jogos sérios possibilita o uso de tecnologias e metodologias com o propósito de tratar problemas reais com foco na ludicidade e no ensino. Os benefícios do uso de jogos sérios incluem a melhoria de pensamento estratégico, melhoria de habilidades psicomotoras, desenvolvimento de habilidades analíticas e habilidades computacionais.

A formação de recursos humanos habilitados ao desenvolvimento de games, especificamente na área de jogos sérios e gamification, é considerada complexa pois envolvem vários fatores como a programação de jogos, modelagem 3D, game design etc. Neste sentido, um dos objetivos desse projeto é a capacitação de ferramentas voltada para jogos digitais como por exemplo as ferramentas Blender e Unity 3D.

Mais Informações

Chamada de Estágio de Iniciação Científica - PIBIC.

Modelagem e implementação de técnicas inteligentes para imputação múltipla no tratamento de dados ausentes.

Pré-Requisitos: Proficiência em Java e C++; Conhecimentos em Algoritmos e Estruturas de Dados; Noções em Inteligência Computacional e Algoritmos Bioinspirados.

Cursos: Ciência da Computação, Engenharia da Computação e Sistema de Informação, a partir do 4º semestre.

Valor da bolsa: R$ 400,00.

Os interessados devem mandar seu currículo para o email: lobato.fabio@ufpa.br, com o seguinte assunto: Vaga de Iniciação Científica.

Banner de Divulgação


Mobile Qualis.

Mobile Qualis (MQ) é a identificação da aplicação, atualmente em sua versão 1.0, disponibilizada para uso em dispositivos móveis com sistema Android. Desenvolvida por membros do LINC, em conjunto com o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE/UFPA), a app objetiva propiciar um acesso otimizado ao conteúdo do Qualis CAPES, difundindo o acesso e estendendo as funcionalidades já dispostas no Sistema WebQualis.

Baixar o App

Palestra prof. Vladimiro Miranda (INESCTEC-Porto).

O Prof. Dr. Vladimiro Miranda do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores do Porto, Portugal, ministrou a palestra no tema de "MODELOS INTELIGENTES E DENSIFICAÇÃO DE DADOS". A palestra foi realizado no auditório do Laboratório de Genética Humana e Médica da UFPA, sendo voltada também para novas aplicações nas áreas de Biologia, Medicina e Genética.



XLVI Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional.

XLVI Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional será realizado em Salvador de 16 a 19 de setembro de 2014 e tem como tema oficial a "Pesquisa Operacional na Gestão da Segurança Pública”.
Deadlines: Prazo para submissão de trabalhos completos, propostas de minicursos, trabalhos de iniciação cientifica: até 30 de abril de 2014.
Prazo para envio de posters: até 30 de junho de 2014.

Continuar lendo

III Workshop de Ciência e Tecnologia & Arte da Amazônia - WCTA 2014.

Nos dias 07 a 11 de abril, ocorreu o III Workshop de Ciência e Tecnologia & Arte da Amazônia - WCTA 2014 na Universidade da Amazônia - UNAMA. Com o intuito de promover a apresentação de conferências, palestras, oficinas e mini-cursos de diferentes áreas do conhecimento, seguindo a tendência do desenvolvimento da multidisciplinaridade das áreas, além da produção e divulgação de informações e conhecimentos técnicos, científicos, tecnológicos e artísticos referentes às atividades ligadas à Ciência e Tecnologia & Artes visando a melhoria do ambiente e da qualidade de vida do homem da Amazônia. No houve as seguintes publicações: Aplicativo Móvel Lúdico para Ensino de Alunos do nível Médio em Programação de Computadores. Programação de Computadores a Jovens do Ensino Médio. Protótipo para Ensino da Leitura e Escrita para Crianças com Dificuldades de Aprendizado.

Continuar lendo